Pular
Pesquisar no site

19/09/2018 às 11:29

Câmara de Vereadores institui Projeto de Sessões Itinerantes

Primeira interiorização ocorrerá após o 2º turno das eleições

 

Foi aprovada na noite da segunda-feira, dia 17 de setembro, o Projeto de Resolução da Câmara de Vereadores, que ‘Institui o Programa Câmara Itinerante no Município de Feliz/RS’.

O objetivo da resolução é interiorizar a Câmara de Vereadores, levando as sessões para as diversas comunidades, buscando aproximar a comunidade dos trabalhos dos vereadores e do Poder Legislativo. As sessões itinerantes buscarão também o caminho inverso, onde os vereadores poderão também estar mais próximos de quem representam e das suas necessidades.

Conforme explica o Presidente da Casa, Junior Freiberger, ‘as sessões itinerantes serão sessões ordinárias que deixarão de ocorrer na sede da Câmara para serem realizadas nas comunidades’. Ele destaca também que será aberta a possibilidade de entidades, agremiações, associações e líderes comunitários realizarem o uso da Tribuna Livre nestas sessões para que estas possam manifestar-se nestes encontros.

A escolha dos locais será realizada mediante sorteio. Uma reunião entre os líderes de bancadas nas próximas semanas deverá definir a primeira localidade, bem como a data em que será realizada. ‘A ideia é de que cada comunidade receba uma sessão ao longo de cada legislatura. A alternância entre locais é uma prerrogativa da Resolução’, explica Junior.

De acordo com o parágrafo terceiro, do Art. 4ª, da Resolução, as sessões não poderão ocorrer em período eleitoral. Desta forma, a primeira interiorização somente ocorrerá após o 2º turno das eleições.